Os componentes eletrônicos SMD (Surface Mounted Device) que traduzido, quer dizer “Dispositivo de Montagem Superficial“ são menores e possuem terminais mais curtos do que os componentes PTH (Pin Through hole), otimizando assim a produção de placas PCB.
Quando utilizamos os componentes SMD para montagem de placas, o processo é chamado de Montagem SMT (Surface Mounting Technology), que atualmente é a maneira mais moderna e segura de se montar uma placa de circuito impresso. Com esses componentes é possível otimizar espaços, diminuir custos de produção e produzir equipamentos cada vez menores e mais leves.
Na linha de montagem, os componentes eletrônicos SMD são posicionados com altíssima precisão e soldados apenas na superfície da placa, podendo até utilizar os dois lados da PCB.
O que são os componentes eletrônicos SMD?
Componentes eletrônicos SMD são micro-componentes utilizados no processo de Montagem de placa PCB (Printed Circuit Board), esses componentes ajudam a economizar espaço na placa devido ao tamanho das mesmas. Os componentes eletrônicos SMD são muito utilizados, já que as empresas optam por economizar espaço e consequentemente reduzir os custos de produção, os componentes eletrônicos SMD são basicamente versões compactas dos componentes PTH.
Por serem muito pequenos, o manuseio e aplicação nas placas se torna mais difícil, mas se seu caminho é optar pela economia, os componentes eletrônicos SMD são uma ótima escolha. Na produção das placas SMT, que utilizam os componentes eletrônicos SMD, primeiramente aplica-se uma pasta nas ilhas onde vão ser postos os componentes, e logo em seguida os componentes são posicionados sobre a pasta, por último a placa de circuito impresso é colocada dentro de um forno de solda, nesse momento a pasta de solda derrete e conecta os componentes SMD através do seus terminais e assim são ligados eletricamente, a placa sai do forno fica sólida e finaliza-se a ligação.
O mais popular dentre os componentes eletrônicos SMD, é o LED SMD, tornou-se popular devido à sua versatilidade ao iluminar. Ele foi desenvolvido para reduzir o espaço ocupado pelos componentes de placas, como as resistências, os diodos e os transmissores.Existem dois modelos comuns no mercado. As fitas com LED SMD 3528 são encontradas em modelos de 5 metros de comprimento e 300 LEDS, podem ser encontrados em cores brancas, coloridas e RGBs e são mais econômicas.
Aplicação de componentes SMD
Os componentes eletrônicos SMD são comumente utilizados na montagem de placa SMT. Montagem de placas SMT, é a montagem onde os componentes são inseridos na superfície da placa, diferente da THT, que não necessita de furos para inserir os componentes, já que os componentes usados são os SMD, portanto, se economiza espaço, matéria, e por fim, dinheiro. A grande maioria das aplicações utiliza os componentes SMD, pois basicamente ele substitui os componentes PTH, então devido as suas vantagens é muito usado. Citaremos algumas das aplicações que os componentes eletrônicos SMD são mais usados: automação, equipamentos médicos e segurança.
1° Circuitos de aplicação em automação:
A aplicação que mais se usa os componentes eletrônicos SMD é a de automação, como no controle de sensores e temporizadores.
2° Circuitos de aplicações em equipamentos médicos:
Já em segundo usa-se muito nos medidores e equipamentos para procedimentos médicos.
3° Circuitos de aplicação em segurança
Por último, mas não menos importante, é utilizado no controle de acesso e rastreadores.
Componentes SMD para montagem de placas
Na montagem de placas, os componentes eletrônicos SMD são uma ótima escolha, claro que existem prós e contras, mas tudo faz parte de um equilíbrio e saber o que é melhor para seu projeto. Atualmente, um grande índice de empresas opta pela montagem utilizando os componentes eletrônicos SMD, anteriormente usava-se muito os componentes PTH, mas como a placa ao qual eram inseridos tinha furos, só se conseguia usar um lado da placa. Com o uso dos componentes SMD, pode-se utilizar os dois lados da placa, e como já citado, economizar em vários aspectos.
Ainda usa-se os componentes PTH com baixa frequência, pois são maiores e seu manuseio é mais simples do que o SMD, mas ainda sendo mais fácil o manuseio, os componentes SMD são líderes em utilização. A montagem da placa SMT é bem simples, primeiro se aplica a pasta de solda, logo em seguida com auxílio de pinças ou na grande maioria das vezes com máquinas, são inseridos os componentes, pois dificilmente consegue-se utilizar mão de obra humana para a montagem, depois de todo o processo é colocado em um forno, onde a solda derrete e liga os componentes eletricamente, para garantia do processo é necessário que a placa esfrie.
A Cromatek trabalha com todo tipo de componente, fornece dois métodos de contrato: o labor e o Turnkey. Labor é onde o cliente fornece os componentes para a montagem, e Turnkey é onde a Cromatek se responsabiliza por todo o processo desde a logística, gestão de componentes, montagem, até a embalagem final.
Onde comprar componentes SMD direto da fábrica?
Quando se trata de quais componentes escolher, e onde escolher, o assunto fica um pouco mais complicado, em virtude da procedência do produto e qualidade. Existem lugares que fabricam e distribuem componentes com baixíssima qualidade, o que queremos dizer com isso é que quando um componente, seja ele SMD ou PTH, for de uma qualidade inferior, quando utilizado em algum circuito pode prejudicar o funcionamento do mesmo, seja queimando todo circuito, ou colocando em risco a segurança do equipamento.
Sendo assim, o ideal é pesquisar bem a procedência do material, como é fabricado, quais materiais são utilizados, a reputação do fabricante. Na Cromatek isso é assegurado, há muitos anos no mercado, referência quando o assunto é componentes eletrônicos e montagem de placa. Conta com máquinas de última geração, colaboradores capacitados e eficientes.
Na Cromatek você encontra todo tipo de componente com garantia de qualidade, já que são certificados ISO 9001/2015. Confira os produtos e surpreenda-se com as vantagens que terá ao adquiri-los.