Dia 23 de novembro é comemorado o dia do engenheiro eletricista que é responsável pelas instalações elétricas de um projeto. É ele o responsável por analisar e propor as melhores soluções em eletricidade, objetivando a segurança e qualidade seja para indústria, residência e comércio.
Desde sua criação no século XVII, a verdade é que sem a eletricidade o mundo como conhecemos hoje não existiria. Saiba mais lendo este artigo..
A profissão e sua importância
O profissional engenheiro eletricista deve realizar através do seu conhecimento técnico a análise de importantes questões estruturais de um projeto. Muitas pessoas não sabem a importância de Engenheiros Eletricistas, mas se pararmos para entender o quão importante a profissão é, nós iriamos valorizar os engenheiros, independente de ser eletricista, eletrônico, civil, entre outros mais, vai muito além de somente alguém que trabalha para o funcionamento de coisas importantes.
Para se ter uma idéia, uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia traz a previsão de que até 2026, o consumo de energia elétrica residencial e industrial sofrerá um aumento de quase 3,4% ao ano. A procura por engenheiros eletricistas qualificados para os próximos anos é bastante positiva.
Tendências do futuro da engenharia elétrica
O setor de hidroelétricas em fontes solar e eólicas tende a um crescimento, o que gera novos empregos e vagas para esses profissionais. Em período pandêmico, o desenvolvimento de respiradores cresceu, o que levou a abrir mais vagas também.
Por conta da pandemia do coronavírus, muitas empresas tiveram que optar pelo home office, prática que foi um desafio aos engenheiros e profissionais da área. A demanda de internet rápida e de qualidade cresceu em 2020, o que fez muitas empresas que fornecem internet melhorarem seus produtos. Por conta dessa alta demanda, o 5G mostrou-se ainda mais interessante aos consumidores, afinal com a proposta de trazer mais agilidade e conforto na utilização da internet, com o home office a expectativa dessa inovação. A aplicação desta tecnologia nas vidas cotidianas pode aperfeiçoar e sofisticar a comunicação, reuniões e videochamadas, compartilhamento de conteúdo em nuvem, bate-papos mais dinâmicos e eficientes, melhor qualidade na transmissão dos dispositivos, isso devido ao 5G.
Por conta da preocupação com meio ambiente, os profissionais estão procurando maneiras de fazer fontes mais sustentáveis, que não sejam tão prejudiciais ao planeta e que também possam modernizar as fontes renováveis. Por conta dessa crescente expectativa, uma tendência para esta área é o desenvolvimento de projetos sustentáveis.
Com o maior uso da energia e a irresponsabilidade da população, procurar formas de desconcentrar a produção de energia e incentivar a criação da própria energia é um dos objetivos dessa área. Muitas empresas já usam a energia solar como fonte principal, o que diminui o consumo da elétrica, ou seja, outra área que está em progresso é a produção e armazenagem de energia própria.
O uso da energia elétrica para a criação de produtos e serviços inteligentes, que transforma a relação digital, a infraestrutura, as indústrias, têm forte crescimento. Como a inteligência artificial, a integração de redes nos processos produtivos e a elaboração de equipamentos, os carros elétricos podem mudar drasticamente a emissão de poluentes.
Como a Engenharia Elétrica afeta o meio ambiente
Infelizmente há males que vêm para o bem, e a energia elétrica é uma delas. A eletricidade é quase um condutor para a vida humana, usamos ela para quase tudo, o que nos torna dependentes, mas também inconsequentes.
A energia elétrica é tão importante para nossas vidas, mas alguns de seus efeitos podem ser letais a longo prazo, bem como a alta quantidade de emissão de gases efeitos estufas, a proliferação de ácido sulfúrico, algumas fonte não renováveis o que causam as mudanças climáticas, além de usinas, a interferência na fauna, na vegetação e o fluxo de rios, também inundações em matas e florestas, trazem muitas preocupações.
A Cromatek cumpre com a normativa internacional Rohs, onde se compromete a não utilizar metais pesados na produção de componentes.
Desenvolvimento de circuitos elétricos Cromatek
A Cromatek é fabricante de Opto eletrônicos, LED´s, Displays, Terminais elétricos, Conectores, Relês, Serviços de Montagem de placas PTH e SMT, Estamparia em metais, Ferramentaria e Injeção Plástica. Visamos a excelência no atendimento e consolidação de parcerias duradouras, trabalhando sempre com honestidade, competência e agilidade no cumprimento dos compromissos acordados com nossos clientes/parceiros.
Destacar-se no setor elétrico e eletrônico como uma empresa que produz qualidade e emana confiabilidade, buscando sempre produtos alinhados com a tendência mundial de redução de custos, proteção ao meio ambiente e ao planeta.
Alguns projetos realizados pela Cromatek;
1) Geo-localizador Wi-fi com medição de temperatura;
2) Carregador de Bicicleta elétrica com controle de carga por aplicativo;
3) Sensor de nível de fluído e medição de temperatura com transmissão de dados por rádio frequência.
O Grupo Cromatek está há mais de 37 anos no mercado, oferecendo soluções completas para a indústria. Tanto na fabricação quanto na montagem de placas, estamos prontos para atender a sua demanda com qualidade e agilidade. Certificada ISO 9001 a Cromatek segue rígidos processos de gestão visando o controle de qualidade. Traga seu projeto de montagem de placas para nossos especialistas analisarem e oferecer as melhores soluções em gestão Turn-Key e Labor.
Curiosidades
A data é emblemática, graças a Theodomiro Santiago, o homem responsável pela inauguração de um dos primeiros cursos de Engenharia Elétrica no Brasil e na América do Sul, em 1913. Durante muitos anos, entre os séculos XVII e XIX, a profissão foi vista como uma vertente da Física, até que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade Cornell, ambas nos Estados Unidos, foram as pioneiras em ofertar o primeiro curso de Engenharia Elétrica no mundo, em 1885.