dia do engenheiro eletricista

Dia do Engenheiro Eletricista

O dia do Engenheiro Eletricista é comemorado no dia 23 de novembro, é uma homenagem aos profissionais responsáveis por toda energia elétrica que é distribuída, fazendo com que a energia chegue da melhor e mais segura forma aos pontos de entrega, sendo assim, foi criado um dia dedicado a profissionais que carregam a grande responsabilidade de manter o funcionamento todas as fontes de energia de um país.

Então desde 2009 foi reconhecido por lei que todos os que forem Engenheiros Eletricistas serão lembrados nacionalmente com todo mérito que merecem. Muitas pessoas não sabem a importância de Engenheiros Eletricistas, mas se pararmos para entender o quão importante a profissão é para nós, valorizaríamos mais a profissão dos engenheiros, independente de ser eletricista, eletrônico, civil, alimentar, entre outros mais, vai muito além de somente alguém que trabalha para o funcionamento de coisas importantes, mas também toda a vontade com a qual se realiza o seu trabalho, todo tempo e dedicação que se deixa ali, lembre de um Engenheiro Eletricista quando acender a luz para buscar um copo de água a noite, lembre-se também quando for fazer qualquer simples função que envolva Eletricidade.

Já pensou no quanto seria difícil não ter luz ao escurecer? Não conseguir realizar qualquer função básica? Então saiba, este é o nível ao qual um engenheiro eletricista é essencial.

Quando é comemorado o dia do Engenheiro Eletricista?

dia do engenheiro eletricista

No dia 29 de Outubro de 2009, entrou em vigor a Lei N° 12.074 que declara que o dia 23 de Novembro será dia do Engenheiro Eletricista, por conta da grande importância do profissional e também pelos princípios que deram origem a profissão no Brasil.

No fim do século XIX e começo do século XX, para qualquer tipo de função que fosse necessário um Engenheiro Eletricista, era preciso trazer alguém de fora, pois somente países europeus tinham profissionais da área, então por conta da grande demanda de serviços para serem realizados por Engenheiros Eletricistas, foi implementada em universidades a disciplina, tanto para redução de custos, quanto para capacitação de pessoas que realmente gostavam da área.

O que presentear no dia do Engenheiro Eletricista?

dia do engenheiro eletricista
dia do engenheiro eletricista
dia do engenheiro eletricista

Todos gostamos de receber presentes, no dia do Engenheiro Eletricista, independente de qual seja o presente, o que importa é a dedicação, a importância a qual é dada ao se escolher um presente.

Deve-se sempre pensar no quanto você gostaria de receber aquilo que está presenteando alguém, seja engenheiro, médico, professor etc. Mas como nosso foco são eles, os Engenheiros Eletricistas, vão aí algumas ideias de presentes para fazer o dia deles ainda melhor.

Primeira ideia de presente seria um colar, com um pingente símbolo da profissão, representando sorte em toda sua carreira, e perseverança para insistir no que almeja. Já de forma mais carinhosa, poderia presenteá-los com uma caneca personalizada, dizendo o quanto são importantes para todos nós, por ultimo e mais comum, seria o multímetro, um aparelho medidor de grandes correntes de eletricidade, os Engenheiros Eletricistas adoram colecionar este item de precisão.

Lembre-se, como já falado, não existe algo certo em relação a determinação de um presente, mas escolha com dedicação, e com toda certeza a pessoa vai gostar.

Onde um engenheiro eletricista pode trabalhar?

dia do engenheiro eletricista

As áreas de atuação de um Engenheiro Eletricista são muitas, o profissional é responsável basicamente por tudo que envolve eletricidade e como é um item essencial para quase tudo que realizamos no dia a dia, em qualquer ocasião. Engenheiros eletricistas estudam muitas matérias exatas, no curso ensinam desde cálculo, até circuitos elétricos, por isso na hora de escolher sua área de atuação dentro da engenharia elétrica, fique atento ao que mais gosta e vá fundo. Dentro da engenharia elétrica existem muitas áreas, mas citaremos as principais e mais conhecidas.

Fornecimento de Energia

O fornecimento de energia é um dos principais ramos de atividade que um engenheiro eletricista exerce, sendo o mais comum devido a energia ser algo muito utilizado, por isso a procura de engenheiros eletricistas é alta. Nesta área de atuação os engenheiros realizam a criação de hidrelétricas, também podem exercer atividades similares em usinas eólicas e solares. No ramo ele podem realizar pequenos auxílios em fornecedoras de energia, entre outras variações de atividade.

Eletroeletrônica

Na área da eletroeletrônica, os engenheiros eletricistas atuam realizando o desenvolvimento de componentes eletrônicos e sistemas, no geral o profissional desenvolve todo tipo de componente, seja ele para o ramo da medicina ou até mesmo automotivo, o campo da eletroeletrônica é bem requisitado, pois muitos profissionais se identificam.

Construção Civil

Muitas pessoas associam a Construção Civil a uma área somente para engenheiros civis, mas não são apenas eles que podem atuar nesta área. Engenheiros eletricistas são responsáveis pelo desenvolvimento de circuitos elétricos, muito utilizados em construções, os mesmos escolhem os materiais ideais para um sistema elétrico de qualidade. O engenheiro eletricista também tem grande responsabilidade na parte de planejar como vai ser o sistema elétrico utilizado, entre outros projetos envolvendo o desenho das plantas.

Automação

Para quem gosta de sistemas automáticos e sistemas de facilitação, a automação é uma boa área, devido ao século XXI ser a era da tecnologia e praticidade, muitos sistemas robotizados ou de autocontrole são frequentemente utilizados, pois poupar tempo é poupar dinheiro. No ramo da automação o engenheiro eletricista terá que realizar algumas tarefas, ele será responsável por fazer toda a estrutura e sistema elétrico de automação.

Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Eletricista?

dia do engenheiro eletricista

Engenheiro elétrico é um termo usado pela grande maioria das pessoas, geralmente se associa a quem cursou engenharia elétrica, mas na verdade o termo não está correto, visto que “elétrico” não é usado para um especialista em elétrica e sim uma palavra associada ao profissional.

O certo, de fato, seria engenheiro eletricista, pois é um nome que deriva da especialização do profissional e não uma cópia do nome da especialidade.

O engenheiro eletricista é quem cursou engenharia elétrica, ou seja, o termo engenheiro elétrico não está totalmente incorreto, mas como foi decidido pelo CONFEA, o certo é engenheiro eletricista.

Qual a diferença entre engenheiro eletricista e engenheiro eletrônico?

diferenca engenheiro eletricista e engenheiro eletronico
diferenca engenheiro eletricista e engenheiro eletronico

Engenheiros eletrônicos são todos aqueles que realizam desenvolvimento de componentes eletrônicos, os quais também são responsáveis por sistemas eletroeletrônicos para todo tipo de segmento, um dos principais é:

Eletrônica de consumo: é o ramo que fabrica equipamentos eletrônicos para uso pessoal (aparelho de Tv, rádio..), ou seja, qualquer equipamento que seja destinado
ao uso mais corriqueiro.

Já o Engenheiro eletricista é responsável pela distribuição de energia elétrica, e também por várias outras funções, mas no geral seria esse o ramo de atuação principal. A diferença existente entre os dois é pouca, pois grande parte das atividades que um faz, o outro também realiza, o diferencial é o curso de graduação, pois engenharia eletrônica se cursa no modo tecnólogo, ou seja, com tempo de duração menor, além de não se aprender todas as matérias que são aplicadas no Bacharelado em engenharia elétrica. O engenheiro eletrônico pode da mesma forma realizar trabalhos de geração e fornecimento de energia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Rolar para cima