led para semaforo

LED para semáforo

Semáforos são importantes instrumentos de sinalização de trânsito. Como é um equipamento de extrema importância, os materiais utilizados em sua composição devem ser de alta qualidade e com uma boa procedência. O principal componente usado é o nosso querido e famoso componente eletrônico LED PTH, um dos componentes mais vendidos, já que usa-se em diversos segmentos. Podemos citar como o mesmo não é só o mais importante componente de um semáforo, mas sim o que dá vida ao mesmo, fazendo com que seu trabalho seja realizado da melhor forma.

São usadas três cores de LED em um semáforo, já que para haver uma melhor compreensão de quem está visualizando, pois somente uma cor como o verde ou uma das outras duas, poderia gerar confusão, e piorar a situação no trânsito, sendo assim foram escolhidas as cores verde, amarelo e vermelho, já que verde é uma cor que representa liberdade, consecutivamente liberado para tráfego, o amarelo uma cor intermediária, representa precaução, e por fim o vermelho, usado a séculos, como sinal de alerta, uma cor que representa que não se deve seguir.

Como funciona a estrutura de um semáforo

led para semaforos

Como já sabemos, semáforos tem como função emitir três luzes que controlam a segurança do tráfego de veículos e pessoas. Inicialmente os semáforos eram bem simplórios, usados em tempos remotos, onde nem mesmo existiam carros, mas devido ao grande índice de pessoas que circulavam a cavalo, e em outros meios de locomoção não automotivos, era necessário um controle do tráfego para evitar tragédias.

No começo era composto por duas lanternas a gás, nas cores verde e a vermelha, de princípio funcionava muito bem.  A noite as cores não tinham o mesmo sentido, o verde significava para ter cuidado e o vermelho para parar, por conta disso logo o sistema já não funcionava mais, o índice de acidentes começou a subir, então logo foi pensado em outro meio de sinalização, que constituía-se de três luzes ligadas a controles elétricos e cabos, essa última criação deu origem ao sistema que conhecemos hoje, que por consequência do passar das décadas e com avanço da tecnologia, funciona de uma forma bem mais simples e moderna, já que são controlados por computadores conectados a câmeras e sensores, que indicam o fluxo de carros e pessoas, fazendo com que assim o sistema seja inteligente o suficiente para fazer com que o sinal abra e feche no tempo certo, e dependendo das situações o sinal fica mais tempo aberto ou a mais tempo fechado e vice versa.

Sua estrutura é composta por três círculos chamados de “bolachas”, que são compostas basicamente de: LEDs, lentes frontais, isolamento do conjunto, placa de circuito impresso ou qualquer outra configuração de montagem, óptica secundária, fonte de alimentação e circuito eletrônico, caixa do módulo, selo umidade e por fim cabos com conectores.  

Para que serve um LED

Como já falado semáforos são a base de LEDs, iremos agora falar sobre tudo que precisa saber sobre eles. LEDs são basicamente diodos emissores de luz, cuja função já está evidenciada no componente, transmitir luz, LEDs são como pequenas lâmpadas, que quando agrupadas brilham mais que uma lâmpada comum, trazendo um lindo e eficiente efeito ao equipamento que é composto pelo mesmo. As cores que compõem um semáforo são: verde, amarelo e vermelho.

Atualmente semáforos a base de LED estão sendo de grande ajuda, pois anteriormente usava-se lâmpadas com filamentos para emitir luz nos mesmos, a troca que foi e está sendo feita é de extrema importância, pois as vantagens de se utilizar o LED ao invés do filamento são muitas. Algumas das vantagens do LED são: Consumo baixo de energia, Alto rendimento e uma vida útil longa.

Lembrando que nosso foco são nos LEDs para semáforos, mas LEDs são importantes em diversos sistemas, futuramente a uma grande possibilidade da substituição de lâmpadas incandescentes e halógenas por LEDs já que os benefícios do LED são muitos.

Comprar LED para semáforo

A Cromatek é a única fabricante de LEDs optoeletrônicos da América Latina e disponibiliza os componentes LEDs PTH para montagem de semáforos, clique nos produtos abaixo e confira:

 

Led para semáforo vermelho

Led Vermelho

Led para semáforo vermelho
Led para semáforo amarelo

Led Amarelo

Led para semáforo amarelo
Led para semáforo verde

Led Verde

Led para semáforo verde

Fábrica de LED para semáforo

fabrica de led para semaforos

Anteriormente os semáforos eram a base de lâmpadas com filamentos, recentemente foram implantados semáforos com LEDs, já que os benefícios de se usar LEDs são muitos. Se houver a queima de um dos LEDs, o restante continua a transmitir luz do mesmo jeito, o calor não tem impacto nos mesmos, tem vida útil larga cerca de 100.000 horas, consome pouca energia, não ocorre alteração na aparência visual do foco entre outros benefícios. Já as lâmpadas com filamentos apresentam muitas desvantagens entre elas estão: se ocorrer a queima do material, todo o filamento é perdido, assim não a mais a transmissão da luz, a uma grande dissipação de calor, sua vida útil é baixa cerca de 4.000 horas, e ocorre a queima da lente por conta da dissipação do calor entre outras desvantagens.

Se pararmos para pensar a respeito do que é vantajoso, nitidamente a comparação entre os dois em categorias iguais e unânime, pois se comparado ao LED as lâmpadas com filamentos são bem inferiores, visto isso, não há porque usar algo que não te trará benefícios e atrasará seu projeto. Para isso não ocorrer, além de usar LEDs, fique atento a procedência do LED e a qualidade, sabendo disso, conheça nossa grande linha de LEDs para semáforos quanto para outros segmentos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Rolar para cima