Montagem de Placas Eletrônicas
Com alta tecnologia e processos inteligentes, a Cromatek é referência na montagem de placas para indústrias. Conte com nossos especialistas para transformar seus projetos em realidade.
Solicite Cotação para montagem de placas:
Atenção, a Cromatek não é fabricante de PCI/PCB. Realizamos a montagem de placas com componentes eletrônicos sob os contratos Labor ou Turn Key. Para garantir a viabilidade do seu projeto de montagem é necessário haver uma perspectiva de produção e o fornecimento dos arquivos Gerber/BOM – Baixe aqui o modelo pronto de BOM
Montagem THT
Montagem THT - Through Hole Technology - Montagem que utiliza componentes PTH (Pin Through Hole)
Excelência em montagem de placas THT com processos automatizados, metodologia Kaizen, Lean Manufacturing e recursos de inserção de componentes axiais, radiais, jumpers, e especiais.
Montagem SMT
Montagem SMT - Surface Mounting Technology -
Montagem que utiliza componentes SMD (Surface Mounting Devices)
As linhas de montagem SMT são compostas por equipamentos de última geração, proporcionando altíssima precisão e estabilidade no processo, garantindo assim rígido controle de qualidade.
Estrutura com mais de 6.000m²
A Cromatek atende grandes demandas de montagem de placas eletrônicas THT e SMT com excelência, possui capacidade de 3.000.000 (três milhões) componentes por turno, sala limpa ESD, linha de Integração de produtos finais, PPB (processo produtivo básico) e todos os equipamentos de testes necessários. Compromisso com a qualidade, prazo e principalmente com você, nosso cliente!
Porque escolher a Montagem de Placas Cromatek
Sala Limpa ESD
Sala com proteção antiestática para não danificar os componentes eletrônicos.
Contrato Labor
Contrato apenas com mão de obra para montagem, cliente fornece os componentes.
Contrato Turn Key
Contrato inclui mão de obra + gestão de componentes para montagem de placas.
Componentes Eletrônicos
Além de fabricar, a Cromatek importa componentes da alta qualidade e procedência.
Integração
Integração completa da placa no produto final e embalagem.
Testes Funcionais
As placas são submetidas a rigorosos testes funcionais que validam seu funcionamento.
Certificado ISO-9001:2015
Para garantir o controle e qualidade, a Cromatek é certificada ISO-9001:2015.
Controle de Qualidade em Linha SPI e AOI
Do inicio ao fim, as placas passam por inspeção ótica automática.
Lead Free (Normativa Rohs)
Linha de montagem ecologicamente correta sem uso de chumbo e outros metais pesados
Engenharia de Ponta
Contamos com um time de Engenheiros de Desenvolvimento altamente capacitados.
Armazenagem de Componentes
Logística, organização e armazenagem de componentes em temperatura controlada.
Consultoria Pré Montagem
Ajudamos na elaboração da BOM (Bill of Material), Stencil e Gerber.
Conheça os Equipamentos da linha de Montagem de Placas Cromatek
Máquinas Insersoras
A KE-3020 é da mesma família da KE-2080 porém com conceito mais moderno e interface “friendly” tanto para operação e programação com touch screen, considerada de conceito flexível com reconhecimento por laser e câmera o que permite montagem de componentes menores (0402) até componentes maiores e de forma irregular, com produtividade de 17.100 CPH (componentes por hora) em 7 cabeças de montagem. Possui a mesma flexibilidade de forma e embalagem, podendo trabalhar com componentes em rolo ou bandeja.
Equipamento de inserção de componentes considerada de conceito flexível com reconhecimento por laser e câmera o que permite montagem de componentes menores (0402) até componentes maiores e de forma irregular, com produtividade de 15.500 CPH (componentes por hora). Um equipamento que traz uma flexibilidade tanto no que tange forma mas também embalagem, podendo trabalhar com componentes em rolo ou bandeja.
Equipamento de inserção de componentes com capacidade de 33.000 CPH (componentes por hora) e conta com 8 cabeças de montagem com reconhecimento a laser para componentes.
Equipamento de inserção de componentes com capacidade de 40.000 CPH (componentes por hora) e conta com 12 cabeças de montagem com reconhecimento a laser para componentes.
A FX3 é um equipamento de alta produtividade que pode chegar a 60.000 CPH (componentes por hora) com 24 nozzles a vacuo divididos em 4 cabeças de montagem com reconhecimento a laser para componentes que variam de 0402 (metrico) até 33,5 X 33,5 mm e 6 mm de altura, utiliza feeders eletrônicos (até 240 feeders de 8 mm) que trazem maior precisão no pick up e menores índices de attrition. Um equipamento de alta velocidade para quem precisa de volume e com alta capacidade de feeders mesmo para volumes menores com maior variedade de produtos.
Máquinas de Deposição de Solda
Contamos com 3 máquinas impressoras de pasta de solda, proporcionando aos nossos clientes diferentes conceitos de impressão podendo trabalhar com apoio por pinagem, bloco ou vácuo de acordo com o nível de exigência de cada produto, todas são automáticas e com programação por fiducial, por padrão utilizamos quadros de 29″ x 29″ porém possuímos capabilidade de adaptação para uso do 23″ x 23″ e rodos (squeegees) de diferentes tamanhos, todas com limpeza automática de estencil com pano (wiper) com solvente e vácuo.
Forno de Refusão
Contamos com 3 fornos de refusão que se diferenciam pela quantidade de zonas térmicas, com 10 zonas (2) e 13 zonas (1), tendo capacidade de processar os mais complexos produtos com sucesso em desafios de tamanho e dissipação térmica, podendo nos utilizar de nitrogênio para criar ambiente inerte se assim especificado com controle de fluxo e todos os nossos fornos são capazes de processar soldas Tin Lead e Leadfree.
Máquinas de Inspeção
Temos em nossa estrutura um equipamento de inspeção automática de deposição de pasta de solda (SPI) trazendo maior confiabilidade ao nosso processo de impressão da pasta de solda podendo trabalhar com faixas específicas para cada produto ou cliente podendo avaliar a altura, a área e consequentemente o volume com sua função 3D em todas as peças montadas, por ser um equipamento inline a SPI é capaz de barrar uma placa que não está dentro dos parâmetros determinados, assim evitamos a montagem de componentes sobre uma quantidade equivocada de pasta de solda. Nossa máquina conta ainda com registro de falhas, para que possa ser feito acompanhamento e para que ações sejam tomadas caso algo fora do padrão aconteça.
O processo de inserção de componentes possui algumas possíveis falhas de montagem como mau posicionamento que possuem tolerâncias regidas por normas do ramo e no intuito de evitar essas falhas, mantendo a variação dentro do permitido pelas normas, possuímos um equipamento de Inspeção Óptica Automática (AOI na sigla em inglês para Automated Optical Inspection) que verifica, não só o posicionamento dos componentes mas também sua forma e conteúdo trabalhando com dois conceitos, o grau de cinza – principalmente no que alcança soldabilidade – e comparação de padrão de imagem para forma, posicionamento e conteúdo. Junto a isso trabalhamos com análise estatística para análise de comportamento e assim avaliar tendência e acionar correções de forma preventiva.
Máquina de Depanelização
Os 3 tipos de destaque de placas mais comuns são o serrilhado, o corte V e o corte por fresa, o tipo de destaque é uma escolha do cliente porém o corte por fresa é o método que traz melhor acabamento e menor risco de dano a solda de componentes críticos nesse quesito (BGA e Fine Pitch) e foi baseado neste método que investimos nossos recursos, trazendo para a operação um equipamento robusto de fresamento com programação por linha de corte que traz mais agilidade e resultado rápido na programação ideal para baixos volumes e possui mesa dupla que é ideal para altos volumes.
Upgrade de Placa PTH para SMD
Você sabia que é possível converter uma placa com componentes PTH em uma com componentes SMD? Nossos engenheiros podem fazer um estudo para viabilizar esse projeto e modernizar o seu produto.
As placas de circuito impresso com montagem SMT e componentes SMD possuem alto padrão de qualidade e acabamento, o processo de fabricação é muito mais preciso que o THT com componentes PTH e quando acontece a conversão de tecnologia, até a placa é beneficiada com o tamanho reduzido.
A montagem de placas eletrônicas SMD é mais precisa pois é feita de forma eletrônica, sem interferência humana, após inserção milimétrica dos componentes, a placa de circuito impresso vai para o forno de refusão, com 5 zonas microprocessadas que derretem a pasta solda (que podem ser com ou sem chumbo) fixando assim os componentes a placa, sem a necessidade de furar a PCB.
Passo a Passo para Montagem de Placas Eletrônicas
A nova fábrica de montagem de placas eletrônicas e produtos da Cromatek, foi inaugurada em outubro de 2020 e eleva o nível de qualidade e capacidade para atender a alta demanda do setor indústrial com excelência. Possui controle de temperatura, umidade e ESD, porta air shower e rastreabilidade do início ao fim da produção. Além dos novos equipamentos de controle de qualidade SPI e AOI, testes funcionais e integração de produtos.
01 – IQC de recebimento de Material
Todo material recebido de nossos clientes (Labor) ou adquiridos por nós (Turn Key) são submetidos ao nosso IQC – onde todos os requisitos específicos para aprovação dos itens são analisados pelos nossos profissionais da área de qualidade.
02 – Conferencia de Material
Além da conferência de qualidade também submetemos o material à conferência de estoque, todo produto ou componente eletrônico antes de ser armazenado é também contado e etiquetado para que não tenhamos nenhum contratempo.
03 – Armazenamento de Material
A Cromatek conta com 438m² de estoque equipado e testado em relação ao ESD (Descarga eletroestática) necessário no setor para armazenagem de componentes e também sala climatizada para os itens MSD, que são os itens sensíveis à umidade.
04 – Introdução de Novo Produto
Antes de o produto entrar na nossa linha de produção ele é entendido pelo nosso corpo técnico, onde o mesmo é analisado em relação à itens especiais de montagem, definição de processos para produção, produtos que devem ser gravados ou algum processo específico de montagem e só depois disso são realizadas as atividades sequentes.
05 – Separação de material e envio para a linha de produção
Todo material antes de entrar na linha de produção é identificado com a informação de para onde deve ir e na quantidade correta para produção.
06 – Recebimento de material na linha de produção
O material recebido na linha de produção passa por alguns de nossos poka yoke para garantir a alimentação correta dos materiais nas máquinas.
07 – Produção em lotes ou contínua
Existem dois tipos de produção, podemos produzir um único lote de um produto, com quantidade a ser definida pelo cliente e entrará com componentes contados para tal ou podemos produzir continuamente um produto, o que fará com que nosso sistema que gera necessidade dos componentes e realiza o envio deles para a linha de produção seja eficiente.
08 – Auditoria de linha de produção e processos
Nosso setor de qualidade realiza uma auditoria por toda linha de produção antes da produção iniciar, deste modo é realizada uma conferência em toda programação de máquina, documentação e insumos utilizados na futura produção.
09 – Aprovação de linha e produção
Uma vez que a auditoria da qualidade retorna com um resultado assertivo a produção é iniciada.
10 – Linha SMT
Temos em nossa estrutura três linhas de SMT capazes de montar produtos com componentes variados, desde os mais simples como capacitores e resistores até os mais complexos, que são os BGAs, Slots e afins. Contamos com máquinas de inspeção como SPI e AOI em nossa linha mais completa para garantir a qualidade e soldabilidade dos produtos produzidos.
11 – Linha PTH & TU (Touch Up)
Temos duas linhas de PTH, cada linha direcionada para sua máquina de solda onda, nos possibilitando produzir mais de um produto simultaneamente de maneira que cada produto/cliente tenha sua linha de produção exclusiva
Nossas duas linhas de TU acompanham cada uma sua respectiva linha de PTH, utilizamos pontas de ferro de solda específicas para realizar a solda da melhor maneira para cada produto, definimos os processos específicos de cada cliente e também buscamos desenvolver ferramentas para tal caso seja necessário.
12 – Linha de Montagem Mecânica
Nossa estrutura conta com uma linha preparada para realizar montagens mecânicas, seja ela montagem de placa eletrônica em cases ou painéis elétricos. Nossa linha de montagem é flexível e podemos definir seu layout de maneira que atenda os produtos que serão montados nela.
13 – Linhas de Teste Funcional
Contamos com dois ICTs (In-Circuit Test), que podem ser alimentados com a base de teste do próprio cliente ou se necessário podemos desenvolver uma base de teste específico para o produto de nosso cliente.
Contamos também com nossas esteiras estruturadas para testes funcionais outline que auxiliam na velocidade de manuseio dos produtos e também na preservação de nosso processo em linha produtiva.
14 – Embalagem
Podemos embalar os produtos da forma solicitada pelo cliente, desde placas em sacos antiestáticos armazenados em caixas e entregues aos nossos clientes, até o produto montado em sua embalagem mecânica e armazenado na caixa de produto final para envio ao consumidor final de nosso cliente.
15 – Inspeção Final da Qualidade
Depois de embalado o produto passa por uma inspeção da qualidade, esta é realizada de acordo com uma tabela de limites e quantidades, conhecida como AQL na área da qualidade, de acordo com a quantidade do pedido/lote é realizada uma auditoria nas caixas onde algumas peças são inspecionadas, testadas e validadas.
Apenas depois desta aprovação da qualidade o material é de fato disponibilizado ao estoque para armazenamento e posteriormente entrega ao cliente ou consumidor final.
Realize seu projeto com a Cromatek
A Cromatek tem uma alta capacidade produtiva, atuando desde o projeto até o produto final. Contamos com uma vasta estrutura que engloba desde a produção dos componentes, importação, projetos, testes e logística. Para a realização do orçamento precisamos das seguintes informações:
– Relação de componentes que chama-se BOM – Bill Of Materials
– Arquivo Gerber (que é o documento da placa)
– O volume de produção
Temos a solução completa para sua empresa.