Relês Automotivos

O que são Relês Automotivos?

O estudo dos Relês começou em 1830 com Joseph Henry cientista norte americano em 1830, Joseph descobriu o fenômeno eletromagnético chamado indução electromagnética. Seus estudos sobre o Relê eletromagnético foram a base do telégrafo elétrico. Um relê eletromecânico, pode ser aplicado em máquinas de todos os tipos.  Os relés ainda são aplicados na movimentação e proteção contra abertura de portas nos elevadores de nossos prédios, estão presentes nos processos de tratamento de água que bebemos, nos processos de fabricação de alimentos, pães, biscoitos que consumimos. Onde quer que estejamos tem sempre um relé trabalhando para que algo funcione para nos servir.
Ver mais


Os Relês Automotivos permitem a entrada e saída de energia em determinadas peças do automóvel. Com os avanços tecnológicos, os Relês são cada vez mais utilizados nos automóveis. Os relés automotivos são programados para abrir e fechar uma corrente elétrica, permitindo ou bloqueando a passagem do fluxo de eletricidade. Seu acionamento acontece quando uma bobina é estimulada por meio elétrico.

Concluindo, existem muitos modelos de relês no mercado, eles são especiais pois seu desenho e tecnologia são específicos para carros de passeio, carga e embarcações. Normalmente esse relês possuem uma corrente alta, nas tensões de 12V e 24V DC, dessa forma alguns relês possuem proteções em suas bobinas utilizando diodos e resistores. Existem muitos modelos com fixações laterais ou de topo, exemplo: Relês para controlo de faróis, limpadores de para-brisas, lanternas, moto-ventiladores, iluminação, alarmes, motor de partida e outros.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site! Rolar para cima