Arruelas

O que são Arruelas?

Os conjuntos mecânicos apresenta elementos de fixação. Independente de onde
se use esses elementos, sejam máquinas ou em veículos automotivos, pode existir o perigo de se produzir, em virtude das vibrações, um afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso. Dessa forma para evitar esse inconveniente utilizamos um elemento de máquina chamado Arruela.
Ver mais


Uma Arruela é um disco fino com um furo no meio. Ela possui a seguinte aplicação: suportar a carga de um parafuso. Também pode ser usada como espaçadores, ou mola, almofada de desgaste e dispositivo de bloqueio. Esse topo de terminal têm a função de distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas. Em algumas situações, também funcionam como elementos de trava. Os materiais mais utilizados na fabricação das arruelas são aço-carbono, cobre e latão. Parafusos de alta qualidade necessitam de arruelas temperadas para evitar a perda da pré-carga após a aplicação do torque. As gaxetas de borracha ou fibra que são utilizadas em torneiras para bloquear o fluxo (evitar vazamento) de água são algumas vezes coloquialmente referidas como arruelas; elas podem ser similares, contudo, arruelas e gaxetas são feitas de maneira diferente, e projetadas para funções diferentes.

Arruelas também são importantes pare evitar a corrosão galvânica, particularmente isolando parafusos de aço de superfícies de alumínio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site! Rolar para cima