Nesse artigo vamos explicar como a Cromatek ajuda seus clientes a economizar na montagem de placas eletrônicas, utilizando processos inteligentes.
Façamos a seguinte reflexão: imagine que você precisa montar uma pizza, durante o processo você pega a massa e acrescenta os ingredientes: molho, queijo, salame, azeitona, orégano e tudo mais que desejar. Em seguida, leva a pizza ao forno e quando ela fica pronta descobre que a massa está estragada. O resultado, vai todo para o lixo!
Mas e se houvesse como identificar previamente que a massa está estragada? Desta forma você jogaria a massa no lixo e substituiria por outra que estivesse fresca e apropriada! Com isso, você economiza os ingredientes!
No mundo dos componentes eletrônicos esse processo também é possível e gera muita redução de custos para os clientes Cromatek.
Existe um controle de qualidade chamado SPI (Solder Paste Inspection) que faz exatamente isso, inspecionando a pasta de solda aplicada na placa antes de inserir os componentes eletrônicos.
Caso a placa esteja fora do padrão, é descartada da linha de produção antes de inserir os componentes e entrar no forno de refusão.
Esse é apenas um dos controles de produção que existem na fábrica da Cromatek, e garantem qualidade e economia para os clientes.
Além do controle SPI, a fábrica conta com porta air shower, sala limpa ESD (com controle de temperatura e umidade), controle de qualidade AIO, rastreabilidade, integração e todos os testes funcionais necessários para garantir o perfeito funcionamento do produto.
Conheça a montagem de placas da Cromatek.
Como a Inspeção da Pasta de Solda te ajuda a economizar na montagem de placas eletrônicas?
Em relação à montagem SMT (Surface Mounting Devices), é constatado que 64% dos defeitos são causados pela inspeção inadequada da pasta de solda. Sendo assim, o uso dessa técnica faz com que os custos com falhas sejam bem menores e os produtos tenham confiabilidade e alto desempenho. Portanto, é necessário realizar a inspeção de forma apropriada para que a qualidade seja garantida para o cliente com economia no processo.
Além disso, SPI (Solder Paste Inspection) é uma forte aliada na redução de custos durante o processo da Montagem de Placas Eletrônicas, pois os defeitos da solda podem ser detectados através da Máquina de Inspeção e assim, a placa que não está de acordo com os parâmetros determinados é barrada, antes que seja tarde demais.
Afinal, a impressão da pasta de solda é uma fase essencial na montagem SMT, logo se erros nesse processo forem descobertos na fase inicial, serão solucionados antes que se torne uma ameaça e prejudique outros estágios da montagem, por isso, há a otimização de custos.
Como a Máquina de Inspeção da Pasta de Solda auxilia a reduzir custos?
A Cromatek possui em sua estrutura um equipamento de inspeção automática de deposição de pasta de solda (SPI) trazendo maior confiabilidade ao nosso processo de impressão da pasta de solda.
Esse equipamento, pode trabalhar com faixas específicas para cada produto ou cliente, podendo avaliar a altura, a área e consequentemente o volume com sua função 3D em todas as peças montadas.
Por ser um equipamento inline a SPI é capaz de barrar uma placa que não está dentro dos parâmetros determinados, assim evitamos a montagem de componentes sobre uma quantidade equivocada de pasta de solda. Nossa máquina conta ainda com registro de falhas, para que possa ser feito acompanhamento e para que ações sejam tomadas caso algo fora do padrão aconteça.
Quais vantagens da Inspeção da Pasta de Solda?
Como vimos até aqui, a SPI (Solder Paste Inspection) é muito importante no que diz respeito à montagem de placas. Agora iremos listar algumas das principais vantagens desse processo!
• Redução de defeitos: A SPI é usada principalmente para reduzir defeitos e erros devido a impressão inadequada da pasta de solda.
• Alta eficiência: Caso alguma divergência seja encontrada na impressão da pasta de solda, será solucionada imediatamente, logo economiza tempo e proporciona mais eficiência no processo de montagem.
• Baixo custo: Ressaltamos que o custo irá diminuir consideravelmente, uma vez que defeitos serão identificados e solucionados rapidamente, para que não prejudique as fases posteriores da montagem.
• Alta confiabilidade: A confiança no resultado de qualidade aumenta, pois o controle da fonte do erro será rigoroso e a solução será comprovada.
Saiba mais sobre a montagem de PCB!
Outras formas de Controle de Produção que auxiliam na redução de custos
Você sabia que existem mais formas de reduzir custos durante a montagem de placas? Confira abaixo.
AOI (inspeção óptica automatizada)
Automatic Optical Inspection ou em português, Inspeção Óptica Automática, é uma tecnologia que inspeciona as placas no processo de montagem SMD ou PTH.
Através da coleta da imagem com uma câmera, ocorre o processamento que identifica com precisão possíveis defeitos na PCB, como o posicionamento dos componentes e também sua forma e conteúdo.
Sendo assim, com a identificação de prováveis erros, é possível realizar os reparos e economizar no processo de montagem.
Testes Funcionais
Os testes funcionais são essenciais para garantir a qualidade do produto. As placas são submetidas a testes quando já estão montadas, mas antes da integração final.
Deste modo, o funcionamento da PCB é testado, bem como a validação de suas principais funções. Logo, além de garantir a satisfação do cliente também há a redução de custos desnecessários.